quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Escola Estadual de Ensino Fundamental Emílio Tarragô Assumpção

Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Noeli

Série: 6ª

Aluno(a): ____________________________________________________________________

1)Preencha com os verbos indicados no pretérito perfeito do indicativo:

ESTAR

Ele __________________em casa o dia todo.

Nós ____________________em reunião por duas horas.

Você ____________________ no centro ontem.

Tu _____________________ todo o dia no trabalho?


IR

Eles ___________________ para a escola logo cedo.

Nós já ___________________ a Porto Alegre.

Ele ____________________embora de Arroio Teixeira.

Tu____________________buscar a encomenda?


QUERER

Eu _________ chegar cedo, mas cheguei tarde.

Nós ____________ almoçar juntos ontem.

Você não __________ ir à festa?

Eles ___________ ficar até mais tarde.



2) Preencha com os verbos indicados no presente do indicativo:

TER

Você _________________ medo de montanha russa?

Nós ________________ assuntos interessantes para discutir.

Ele ________________muitas dúvidas.

Tu ________________ um tempo pata ouvir meus problemas?


SER

Eles __________________ótimos alunos.

Eu __________________ bastante aplicado.

Nós ________________ amigos.

A criança ______________ engraçada.



3) Preencha com os verbos indicados no futuro do presente do indicativo:

PÔR

Eu ________________a melhor roupa para ir à festa!

O chefe _______________fim as discussões.

Nós __________________os trabalhos no mural.

Tu ________________os dicionários na mesa do professor.


VER

Eu __________ as fotografias amanhã.

Tu ______________o final da novela?

As crianças _____________________ o desenho animado.

A mulher ____________________ o melhor vestido para ir à festa.


4) Reescreva as orações no plural, conservando o mesmo tempo verbal:

a) Eu sou útil aqui.

___________________________________________________________________________

b) Tu puseste o livro na estante?.

___________________________________________________________________________

c) Eu fui o causador de tudo.

___________________________________________________________________________

d) Tu estiveste lá há pouco?.

___________________________________________________________________________

e) Ela dará a explicação necessária..

___________________________________________________________________________

f) Eu vim logo que amanheceu..

___________________________________________________________________________

g) Ele saberá responder na hora certa.

___________________________________________________________________________

i) Ele será o representante.

___________________________________________________________________________

j) Ontem eu trouxe todos os materiais,

___________________________________________________________________________


5)Complete os demais períodos:

a) Embora eu tenha insistido, não consegui convencê-lo.

Embora o pai ___________________________não_________________________________

Embora os pais _____________________________não______________________________

b) Se você houvesse solicitado, nós teríamos emprestado o clube.

Se vocês _____________________________, a diretoria ______________________________

Se nós _______________________________, os diretores ____________________________

c) Eu tenho viajado muito ultimamente.

Tu __________________________________________________________________________

Nós _________________________________________________________________________

d) Eu havia narrado o fato aos amigos.

Tu __________________________________________________________________________

Eles _________________________________________________________________________


e) Eu quis muito aquele carro.

Tu __________________________________________________________________________

Eles _________________________________________________________________________

f) Ele sempre diz a verdade.

Eu ___________________________________________________________________________

Tu ___________________________________________________________________________


6) Preencha as lacunas com os verbos vir e ver no futuro do subjuntivo; comprar e dar no futuro do presente do indicativo. Veja o exemplo:

Quando eu vier ao shopping, comprarei presente de natal.

Quando eu vir Alberto, darei a ele um presente.

a) Quando tu __________________ ao shopping, ____________________ presentes de natal.

Quando tu _________________ Alberto, ____________________ a ele um presente.

b) Quando você _______________ ao shopping, __________________ presentes de natal.

Quando você _______________Alberto, _____________________a ele um presente.

c) Quando nós _________________ao shopping, _____________________presente de natal.

Quando ____________________Alberto, _____________________a ele um presente.


7) Complete com os verbos sugeridos no pretérito prefeito do indicativo:

a)Vocês _________ (FAZER) as tarefas?

_______________ .

_______________ (PODER) ler o livro?

_______________ .

_______________ (ENTENDER) tudo?

_______________ .

Não ___________ (TER) dúvidas?

Não, não __________ .



b)Vocês não _____________ (QUERER) ir à festa?

_______________ .

E por que não ___________ (IR)?

Porque não _____________ (PODER).

E por que não ___________ (PODER) ir?

Porque _______________ (TER) problemas.



c) Você ___________ (IR) à feira?

__________, sim.

__________ (COMPRAR) tudo o que eu ___________ (PEDIR)?

_______________ .

__________ (PAGAR)?

__________ .

__________ (FAZER) bem as contas?

__________ .

________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário